Bahia: Hernane 'Brocador', a construção de um ídolo

By | 07:15 Leave a Comment
Ele acabou de chegar ao Esporte Clube Bahia e já apresenta todos os aspectos para ser o novo ídolo da torcida tricolor. 


futebol marketing clube
"Brocador", o próximo ídolo do Esquadrão
Ele é baiano de Bom Jesus da Lapa, mas, migrou muito cedo para São Paulo onde iniciou sua carreira no futebol. A fama no esporte veio em 2012 com a transferência para o Flamengo, após ter sido o artilheiro do Paulistão pelo Mogi-Mirim. No rubro-negro carioca manteve o faro de gols e recebeu o apelido que já se tornou quase um sobrenome "Brocador". Agora, aos 29 anos ele está vestindo pela primeira vez a camisa de um clube da sua terra natal. E, logo, o seu clube do coração, o Bahia. 

No tricolor baiano, Hernane Brocador terá que conviver ainda por algum tempo com as comparações com o ídolo do ano passado, o também atacante Kieza. O atacante que agora defende o São Paulo deixou um desafio de "responsa" para Hernane superar: foram 29 gols na temporada passada. 

Um ídolo para ser construído depende de dois fatores condicionantes, tempo e espaço. O tempo, pois, o ídolo não se forma do dia para a noite. É construído diariamente com ações positivas e que inspiram os admiradores. O espaço, pois, o ídolo precisa ter onde atuar para desenvolver suas ações. Assim, um ídolo do futebol se constrói a cada jogo produzindo resultados acima da média em sua posição.

Mas, estas condições não são suficientes. O ídolo de futebol precisa se conectar com a torcida e com seus valores para alcançar tal status. Por exemplo, um jogador que permanece num mesmo clube por muitos anos passa a ser visto como tendo "amor pelo clube". Sentimento que ele partilha com o torcedor. Outro exemplo, é quando o jogador compartilha valores característicos do clube. 

Observamos estas características em Hernane "Brocador". Em sua apresentação no clube ele se declarou torcedor do Bahia. O treinador Doriva em entrevista após o triunfo contra a Juazeirense destacou o atacante: "O Hernane é um matador, um definidor... No final ele saiu com cãibra porque se esforça muito e briga bastante.". Destacando a característica de jogador "raçudo", um dos principais atributos valorizados pela torcida tricolor. 

Mas, o principal potencializador da idolatria é a mídia. Pois, ela é quem tem o poder de massificar a imagem do ídolo. A mídia é quem dar dimensão à figura do atleta, formatando a forma como os torcedores o veem. 

Neste quesito, Hernane "Brocador" está muito bem servido. Um levantamento feito pelo blog concluiu que o nome do atacante aparece em praticamente todas as reportagens sobre o Bahia, desde a sua contratação ás vésperas do natal passado - o jogador como um "presente" para a torcida. Nas análises das duas disputas partidas disputadas pelo jogador até o momento, os lances destacados costumam envolver sempre o atacante. As menções a Hernane costumam associar o seu nome a gols, a irreverência e a sua dedicação em campo e a admiração que sente pelo clube.

O blog identificou uma média de duas matérias lançadas por dia citando o nome do jogador, desde que este chegou ao clube. E este número tende a aumentar ainda mais com o início dos jogos do Bahia. 

Por fim, no mundo moderno as redes sociais dão uma dimensão ainda mais humana e favorece para aproximar ainda mais o atleta de sua torcida. E o comportamento de Hernane "Brocador" na rede tende a ampliar seu laço com os tricolores. Ele já postou no twitter: 





Apesar de estarmos no início da temporada, o blog ver todas as condições presentes para que o "Brocador" se torne o novo ídolo tricolor. Somente uma contusão que o impedisse de ter uma sequência de jogos ou um inesperado jejum de gols mudariam este cenário.

O diretor de mercado do clube, Jorge Avancini, tem várias publicações sobre a importância do ídolo. E por isto, esperamos que diferente do que ocorreu com Kieza, o Bahia consiga se antecipar e prolongar o vínculo do atleta. 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: